• Livro: Memórias de um Sargento de Milícias

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Presidente ou Presidenta?




O PT, conforme noticia a imprensa, encontrou uma forma fácil de diferenciar sua candidata à Presidência da República. Em vez de fazer um programa que fale de saúde da mulher, aborto, educação de filhos, salários iguais aos dos homens que desempenham o mesmo trabalho, criação de creches etc., etc., a agremiação bolou uma estratégia de marketing que, certamente na opinião dos homens do partido, resolve tudo. Decidiu mudar o título da candidata. A partir de agora, ela é simplesmente "a presidenta".
"Soa mal aos ouvidos, mas pode ir se acostumando, porque o martelo já está quase batido: na campanha, Dilma Rousseff será tratada como `presidenta´ e, se for eleita, assim será chamada oficialmente. A cúpula de campanha de Dilma avalia que a palavra no feminino reforça a idéia de uma mulher na presidência. O PT submeteu o `presidenta´ a uma pesquisa. Segundo se constatou, as pessoas estranham no início, mas depois aprovam. Dilma Rousseff também gostou da solução" (Veja, 21/03/2010).
O que o PT não levou em consideração é a definição de presidenta apresentada pelos dicionários. Segundo o Michaelis e o Aurélio, a palavra presidenta se aplica tanto à mulher que preside como à esposa do presidente. Portanto, dona Marisa Letícia é a presidenta. E Dilma, eleita ou não, vai continuar sendo vista, pela grande massa, como "a mulher do Lula", no bom sentido. A mulher que ele escolheu para ser sua sucessora.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que ficaria estranho "a presidenta". Lembrando q pode ser usado "a presidente" ou "a presidenta". Em termos de uso, neste momento tomo preferência por "a presidente". Pois nunca houve uma mulher no principal cargo do País.

    ResponderExcluir
  3. Justamente por ser a primeira vez que tem uma mulher nesse cargo no pais que o termo presidentA é perfeito.

    ResponderExcluir
  4. a presidente me parece mais adequado.

    ResponderExcluir