• Livro: Memórias de um Sargento de Milícias

sábado, 16 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR(A)???


     No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto ficou acertado que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Tal decreto também abordava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
     Contudo, no Dia do Professor, comemorado nesta sexta-feira (15), uma realidade preocupante reflete a situação que a profissão enfrenta no País: a pouca procura entre os jovens pela carreira docente. Pesquisa recente da Nova Escola, realizada entre alunos de escolas públicas e particulares do Brasil, mostrou que somente 2% dos jovens brasileiros querem ser professores.
     O cenário em Pernambuco não é diferente. Dos 37.510 candidatos inscritos no Vestibular 2011 da Universidade de Pernambuco (UPE), apenas 1.822 optaram pelo curso de pedagogia (somando os câmpus de Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina), enquanto 6.232 escolheram o curso de medicina (Recife e Garanhuns).

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Motivos principais: muito trabalho (apesar de alguns professores mal trabalharem), baixos salários e poucas condições de trabalho.
    Gosto de ensinar, mas jamais quero ser professor. Não aqui.

    ResponderExcluir