• Livro: Memórias de um Sargento de Milícias

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO




“Apartheid Social”
Ana Luiza, Eliza, Stela e Ewerton
Alunos do 3ºA



O
 curado IV é um típico bairro de classe média baixa, formado por prédios (COHAB) de três andares e com várias “invasões” ao seu redor. Tal imagem faz bastante contraste com o conjunto habitacional de luxo vizinho, o Alphaville Francisco Brennand, e, principalmente, com o fato de estarmos a apenas cinco minutos da cidade da copa, representando, então, um verdadeiro apartheid social1.
 O nosso bairro possui grandes problemas que vem interferindo bastante na vida de seus moradores - o lixo nas ruas e a falta de saneamento básico - que além de trazer desordem, traz riscos à saúde dos moradores. Tais fatos desrespeitam um dos pilares dos direitos humanos que é o direito à vida, “o cidadão precisa ter condições e capacidade de seu pleno desenvolvimento”. Parte do caos deve-se à falta de educação ambiental dos próprios moradores, que descartam resíduos nas ruas.
 Porém, isso se deve principalmente à precariedade dos serviços de coleta de lixo e à falta de infraestrutura para suportar a grande quantidade de moradores, visto que a quantidade de lixeiros em nosso bairro é insuficiente para o meio quilo de lixo que é produzido por dia, por morador, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de empresas de Limpeza pública e resíduos especiais). Há aqueles que digam que o lixo não apresenta grandes problemas, mas como permanecer na mesma situação de anos se ao nosso redor o desenvolvimento nos chama ao crescimento? A copa sediada em São Lourenço exige que os bairros de sua redondeza mudem de imagem. É inadmissível que existam problemas básicos como este nas comunidades de um país que tanto visa o crescimento. Vemos vários exemplos de falta de saneamento básico no Curado IV, como os esgotos a céu aberto em frente à escola Senador Aderbal Jurema e em frente à creche Mundo Encantado. Isso prejudica tanto a saúde quanto o bem estar, sem falar no perigo que há de nossas crianças e idosos caírem nessas “valas”.
Sendo assim, com que “fama” o Brasil ficará após a copa de 2014? Pior que a da África do Sul?      Assim, os governantes deveriam preocupar-se mais com a tão prezada imagem internacional. A união do estado e da comunidade é essencial para o combate de tais problemas, visando não só a qualidade de vida dos moradores, mas contribuindo também com a imagem que ficará para do mundo, tanto durante a copa de futebol, quanto posteriormente. Evitando assim, essa política de segregação que é o Apartheid social.





1. Apartheid: Sistema que apareceu, oficialmente, na África do Sul em 1944, era uma política de segregação que consistia, naquele contexto, na divisão dos diferentes grupos raciais. Esta palavra significa, em Afrikaans, separação.

Um comentário: