• Livro: Memórias de um Sargento de Milícias

domingo, 22 de maio de 2011

GRÊMIO ESTUDANTIL


  • O QUE É UM GRÊMIO ESTUDANTIL?
O grêmio estudantil é a entidade que representa os alunos de uma escola. Essa entidade é autônoma, portanto sua organização é livre. São sócios do grêmio todos os alunos matriculados da escola. Qualquer aluno pode se candidatar ou exercer qualquer cargo do grêmio.  
  •  PARA QUE SERVE O GRÊMIO?
O grêmio tem a função de fazer valer os interesses e direitos dos estudantes através da participação das decisões e deliberações da escola, visando sempre o seu crescimento. O grêmio pode tornar a escola mais interessante e atrativa promovendo:  Atividades culturais como mostra de teatro, festivais musicais, sessões de vídeo, jornal informativo, oficina de dança: o Atividades esportivas como campeonatos inter-classes, torneio inter-escolas: o Eventos sociais como festas, excursões e bailes.  
  • O GRÊMIO ESTUDANTIL
O Grêmio Estudantil é um órgão composto somente por estudantes. Ele deve estar sempre preocupado em tornar realidade as aspirações da maioria daqueles que estudam num estabelecimento de ensino. Ele é geralmente composto por uma diretoria eleita pelos estudantes que deverá trabalhar com diversos departamentos. Cada departamento contará com uma equipe de estudantes encarregada de buscar novas maneiras de envolver o maior número de alunos possível no planejamento, execução e avaliação de atividades significativas para eles. Por exemplo, o Departamento de Imprensa cuida da elaboração do jornalzinho da escola e o Departamento de Esportes da Organização de torneios e eventos esportivos em geral. O Grêmio é uma entidade autônoma que deverá funcionar sem supervisão de professores. Mas, podem surgir momentos em que os estudantes, não conseguindo resolver determinados problemas sozinhos, necessitem de ajuda de algum professor. Por exemplo, o Departamento de Imprensa poderá pedir aos professores de português que façam a revisão do jornal, e o Departamento de Esportes poderá conta com o auxílio dos professores de Educação Física na organização de torneios. Mas, estudantes e professores deverão tomar certos cuidados ao trabalharem juntos. A autonomia do grêmio, entidade gerida apenas por estudantes, jamais poderá ser desrespeitada pelos professores ou pela direção da escola. O grêmio existe para organizar a luta dos estudantes por uma escola melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário