• Livro: Memórias de um Sargento de Milícias

sábado, 2 de abril de 2011

PARA OS POETAS!

 
 
 
 
Redondilha maior

O verso mais popular do português? É a redondilha maior. Com sete sílabas, ela cabe na boca e gruda na memória. Todos a amam. As cantigas de roda abusam do modelo. A música popular também. Quem não canta A banda, de Chico Buarque, de cor e salteado? A poesia brasileira não fica atrás. A canção do exílio, de Gonçalves Dias, serve de exemplo. Ela frequenta salas de aula, saraus e a casa da gente com a familiaridade do sapato velho e da camiseta que aprendeu a forma do corpo.

Como saber se o verso é heptassílabo? O ouvido ajuda. Se ele gosta do ritmo, não precisa nem fazer o teste. Mas, se um descrente faz questão de ver para crer, basta contar o número de sílabas. É fácil. Mas ele tem de observar uma manha. A contagem para na sílaba tônica. Exercite:

Terezinha de Jesus / Deu a queda foi ao chão / Acudiram três cavaleiros / Todos três chapéu na mão.

Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá / As aves que aqui gorjeiam / Não gorjeiam como lá.

Estava à toa na vida / O meu amor me chamou / Pra ver a banda passar / Cantando coisas de amor.

2 comentários:

  1. eaew professor nem li o post, coloca ai uma resenha do show do iron, e ai o senhor gostou das novas musicas ao vivo???

    ResponderExcluir
  2. Agora eu vejo como estou distante das ciências humanas, minha vida é só matemática²...
    éé professor post uma resenha do show do iron!

    ResponderExcluir